Para facilitar a sua pesquisa as postagens desse blog estão todas nas abas de menu Abaixo.

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

Dicas Ecológicas




1- DESLIGUE OS APARELHOS ELETRÔNICOS.

Mas desligue mesmo. Ao deixá-los em stand-by continua a ser desperdiçada energia. Se o desligar da ficha, pode poupar até 40% de energia. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.

2- EVITE ABRIR E FECHAR A GELADEIRA MUITAS VESES.

Evite abrir e fechar a geladeira constantemente. Essa atitude desperdiça muito mais energia.
Tire tudo o que desejar de uma só vez. Para beber água, encha uma garrafa com água gelada, que assim permanecerá fresca até a noite.  Quando for cozinhar retire tudo que vai precisar de uma só vez, Assim pouparás mais energia do que pensa. 


3- COMA MENOS CARNE VERMELHA.
O gado produz metano, um gás inflamável altamente poluente. Para produzir carne (vaca, porco e afins), são gastos milhões de litros de água. Para 1kg de carne branca (galinha e perú) é necessário apenas 10 a 20 litros. A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. O mau cheiro que eles exalam é metano, um gás inflamável e poluente. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma enorme quantidade de água. Cada 1 kg necessita de 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango consome 10 litros.

4 - FAÇA RECICLAGEM EM CASA E NO TRABALHO.
Com tanta informação que já existe sobre o assunto, já não tem desculpa para não fazer. No trabalho fale com o seu chefe sobre o assunto. Papel/cartão, vidro, plástico e pilhas. Quanto a estas últimas, use as recarregáveis: sabia que podem ser recarregadas cerca de 1000 vezes? 
Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).

5- INATALE LÂMPADAS DE BAIXO CONSUMO COMO AS FLUORESCENTES.
Estas gastam menos 60% de energia que as normais. Pode poupar até 150 quilós de carbono anualmente.
Ainda nesta linha, compre electrodomésticos de baixo consumo energético. Estas têm um selo certificado, sejam nacionais ou importadas.

Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.

6- MARQUE NO CALENDÁRIO PARA DE 15 EM 15 DIAS DESCONGELAR SUA GELADEIRA. 
O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo com que gaste mais energia para compensar. Se for o caso, troque de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.

7- ENCHA A MAQUINA DE LAVAR LOUÇA OU ROUPAS ANTES DE POLAS PARA FUNCIONAR.
Se quer apenas fazer meia máquina, seleccione um modo de menor consumo de água ou de uma temperatura mais baixa.
Para lavar a loiça à mão, não gaste água quente no seu máximo se pretende lavar apenas alguns pratos e talheres.
Para secar poucas quantidades de roupa, evite usar o secador. Em dias de sol ou de menos frio, ainda pode estendê-las no jardim, terraço ou até mesmo na casa de banho (abra a janela). Vai poupar muita energia!

8 - COMA NO RESTAURANTE
Tente evitar comprar comida para levar , pois assim irá poupar no combustível, e menos embalagens plásticas significam menos lixo. Dessa forma, você economiza as embalagens de plástico e isopor utilizadas.

9-FAÇA COMPOSTAGEM DOMÉSTICA
É possível ajudar a reduzir o efeito de estufa a partir do seu jardim: o lixo orgânico e doméstico vai decompor-se de forma completamente natural.  
Cerca de 3% do metano que ajuda a causar o efeito estufa é gerado pelo lixo orgânico doméstico. Aprenda a fazer compostagem: além de reduzir o problema, você terá um jardim saudável e bonito

10. COMPRE ALIMENTOS DA REGIÃO, NOMEADAMENTE FRUTAS E VERDURAS.

Além de reduzir custos de transporte (combustível - ida até ao supermercado, por exemplo), você está a ajudar ao crescimento da sua cidade. Fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva o crescimento de sua comunidade, bairro ou cidade.

11- AO FAZER COMPRAS LEVE SEMPRE SUA SACOLA RETORNÁVEL

Os sacos plásticos emitem gás carbónico e metano, assim como grandes poluentes: quem nunca viu imensos sacos no chão, ou no mar? Estes podem demorar até 400 anos a decompor-se.

12- PLANTE UMA ÁRVORE OU FLORES NO SEU JARDIM

Assim estão a ser absorvidas toneladas de gás carbónico. Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores em seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS Mata Atlântica e Iniciativa Verde.

13- ANDE MENOS DE CARRO

Sabia que ao usar o carro apenas duas vezes por semana estão a ser emitidos menos 700 quilos de gases tóxicos? Use os transportes públicos (autocarros, metro), ande a pé ou use a bicicleta. Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.

14 - DEIXE O AR-CONDICIONADO DESLIGADO

Prefira optar por um ventilador de teto. Ao refrescar a sua sala ou quarto, está a poupar até 90% de energia. Se quer dar algum uso ao seu AC, ponha-o no mínimo. Um ventilador de teto, por exemplo, gasta 90% menos energia se comparado a um ar-condicionado. Portanto, sempre que possível, use mais o ventilador. Uma outra alternativa é combinar o uso dos dois. Regule seu ar-condicionado no mínimo e ligue o ventilador de teto.

15- NÃO DESPERDICE ÁGUA.
Gaste no max. 5 minutos no chuveiro. Ao lavar a cabeça e o corpo, desligue a água, assim ela não está a ser desperdiçada. Se tem caldeira de água quente, diminua a temperatura até entre 10 e 15 graus.
Se tem crianças, não as deixe brincar com água. Ensine-as desde cedo que a água é um bem precioso que deve ser preservado. Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que o de chuveiro.

16-COZINHE MAIS EM PANELA DE PRESSÃO

Você pode cozinhar tudo em panela de pressão (feijão, arroz, carne, peixe, macarrão etc.), de forma rápida e economizando 70% do gás.
17-TAMPE SUAS PANELAS AO COZINHAR

tampar as panelas, você aproveita o calor que se perderia no ar.

18-COZINHE EM FOGO MÍNIMO

A comida não cozinha mais rapidamente com fogo alto, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum.

19-FAÇA USO DE GARRAFA TÉRMICA

Ao invés de abrir a geladeira o tempo todo, use uma garrafa térmica de 2 ou 5 litros com bastante gelo. A temperatura da água fica conservada o dia inteiro e você economiza energia
  
20-MANTENHA O MESMO APARELHO DE CELULAR

Os celulares utilizam derivados de petróleo em suas peças e materiais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes, sua produção é feita utilizando mão-de-obra barata de países em desenvolvimento. Evite a troca constante. Se o problema for bateria, considere o custo/benefício de trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta.

21-LIMPE OU TROQUE OS FILTROS DE SEU AR-CONDICIONADO

Um ar-condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.

22-USE SOMENTE PILHAS E BATERIAS RECARREGÁVEI

Se elas duram anos e podem ser recarregadas em torno de 1.000 vezes.

22-PREFIRA ELETRODOMÉSTICOS DE BAIXO CONSUMO DE ENERGIA

Escolha os aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energia Star (no caso de importados).

23-MUDE SUA GELADEIRA OU FREEZER DE LUGAR

Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados, pelo menos, 15 cm das paredes, evitando o superaquecimento. Jamais coloque roupas e tênis para secar atrás deles.
24-USE MÁQUINAS DE LAVAR ROUPAS E LOUÇAS SÓ QUANDO ESTIVEREM CHEIAS

Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já
resolve.

25-RETIRE IMEDIATAMENTE AS ROUPAS DA MÁQUINA DE LAVAR QUANDO ESTIVEREM LIMPAS

As roupas esquecidas na máquina de lavar ficam muito amassadas, exigindo muito mais trabalho e tempo para passar, consumindo, assim, muito mais energia elétrica.

26-USE MENOS ÁGUA QUENTE

Aquecer água consome muita energia. Para tomar banho, lavar a louça ou as roupas, prefira água morna ou fria.

27-PENDURE AS ROUPAS AO INVÉS DE USAR A SECADORA

Você pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano, ao invés de usar a secadora.

28-REDUZA O USO DE EMBALAGENS

Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas. Leve a sua sempre com você.
As sacolinhas plásticas são um dos maiores inimigos do meio ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar.

29-USE PAPEL RECICLADO

Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel Comum. E poupa nossas florestas.

30-COMPRE ALIMENTOS FRESCOS AO INVÉS DE CONGELADOS

Comida congelada, além de mais cara, consome até 10 vezes mais energia para ser produzida. É uma praticidade que nem sempre vale à pena.

31-COMPRE ALIMENTOS ORGÂNICOS

Além de não usar agrotóxicos, os orgânicos respeitam os ciclos de vida de animais, insetos e ainda por cima absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura ‘tradicional’. Se toda a produção de soja e milho dos EUA fosse orgânica, cerca de 240 bilhões de quilos de gás carbônico seriam removidos da atmosfera. Portanto, incentive o comércio de orgânicos para que os preços possam cair com o tempo.

32-NÃO DEIXE O BAGAGEIRO VAZIO EM CIMA DO CARRO

Qualquer peso extra no carro causa aumento no consumo de combustível. Um bagageiro vazio gasta 10% a mais de combustível, devido ao seu peso e aumento da resistência do ar.

33-MANTENHA SEU CARRO REGULADO

Calibre os pneus a cada 15 dias e faça uma revisão completa a cada seis meses ou de acordo com a recomendação do fabricante. Carros regulados poluem menos. A manutenção correta de apenas 1% da frota de veículos mundial representa meia tonelada de gás carbônico a menos na atmosfera.

34-LAVE O CARRO A SECO

Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a lavagem tradicional, que desperdiça centenas de litros a cada lavagem. Procure no posto de gasolina ou no estacionamento do shopping.

35-QUANDO FOR TROCAR DE CARRO, ESCOLHA UM MODELO MENOS POLUENTE

Apesar da dúvida sobre o álcool ser menos poluente que a gasolina ou não, existem indícios de que parte do gás carbônico emitido pela sua queima é reabsorvida pela própria cana-de-açúcar plantada. Carros menores e de motor 1.0 poluem menos.

36-USE O TELEFONE/NET FONE OU A INTERNET

Usar o telefone/NET FONE ou Skype pode poupar você de stress, além de economizar um bom dinheiro e poupar a atmosfera.

37-VOE MENOS, REÚNA-SE POR VIDEOCONFERÊNCIA

Reuniões por videoconferência são tão efetivas quanto as presenciais. E deixar de pegar um avião faz uma diferença significativa para a atmosfera.

38-ECONOMIZE CDs E DVDs

Um CD leva cerca de 450 anos para se decompor e, ao ser incinerado, volta como chuva ácida, como a maioria dos plásticos. Utilize mídias regraváveis, como CD-RW’s, drives USB ou mesmo e-mail ou FTP para carregar ou partilhar seus arquivos. Hoje em dia, são poucos os arquivos que não podem ser disponibilizados virtualmente.

39-PROTEJA AS FLORESTAS

Em tempos de aquecimento global, as árvores precisam de mais defensores do que nunca. O papel delas no aquecimento global é crítico, pois mantém a quantidade de gás carbônico controlada na atmosfera.

40-CONSIDERE O IMPACTO DE SEUS INVESTIMENTOS

O dinheiro que você investe não rende juros sozinho. Isso só acontece quando ele é investido em empresas ou países que dão lucro. Na onda da sustentabilidade, vários bancos estão considerando o impacto ambiental das empresas em que investem o dinheiro de seus clientes. Informe-se com o seu gerente antes de escolher o melhor investimento para você e o meio ambiente.

41-INFORME-SE SOBRE A POLÍTICA AMBIENTAL DAS EMPRESAS QUE VOCÊ CONTRATA

Seja o banco onde você investe ou o fabricante do shampoo que utiliza, todas as empresas deveriam ter políticas ambientais claras para seus consumidores. Ainda que a prática esteja se popularizando, muitas empresas ainda pensam mais nos lucros e na imagem institucional do que em ações concretas. Por isso, não olhe apenas para as ações que a empresa promove, mas, também, para a margem de lucro alardeada todos os anos.

42-DESLIGUE O COMPUTADOR

Desligue o computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo e o monitor, por até quinze minutos.

43-TROQUE SEU MONITOR

O maior responsável pelo consumo de energia de um computador é o monitor. Monitores de LCD são mais econômicos e ocupam menos espaço na mesa.Doe os antigos a instituições de caridade.

44- DESLIGUE O AR CONDICIONADO UMA HORA ANTES DO FINAL DO EXPEDIENTE

Em um período de 8 horas, isso equivale a 12,5% de economia diária, o que significa quase um mês de economia no final do ano. Além disso, a temperatura começa a ser mais amena no final do expediente.

45-NÃO DEIXE AS CRIANÇAS BRINCAREM COM ÁGUA

Brincadeiras com água passam a equivocada idéia de que ela seja um recurso infinito, justamente para quem mais precisa de orientação. Ensine às crianças o valor desse tão precioso bem.

46-ECONOMIZE TOALHAS E LENÇÓIS NO HOTEL

Em hotéis, o hóspede tem a opção de não ter as toalhas e os lençóis trocados diariamente, para economizar água e energia. Uma vez a cada 3 dias é suficiente.

47-PARTICIPE DE AÇÕES VIRTUAIS

A internet é uma arma poderosa na conscientização e mobilização das pessoas. Um exemplo é o site Click Árvore, que planta árvores com a ajuda dos internautas. Informe-se e aja!

48-INSTALE UMA VÁLVULA EM SUA DESCARGA

Instale uma válvula para regular a quantidade de água liberada em seu vaso sanitário: mais quantidade para o número 2, menos para o número 1!

49-REGUE AS PLANTAS À NOITE

Ao regar as plantas à noite ou de manhãzinha, você impede que a água se perca na evaporação e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas.

50-FREQÜENTE RESTAURANTES NATURAIS/ORGÂNICOS

Ainda que você não seja vegetariano, experimente os novos sabores que essa onda verde está trazendo e, assim, estará incentivando o mercado de produtos orgânicos, livres de agrotóxicos e menos agressivos ao meio-ambiente.

51-VÁ DE ESCADA

Para subir até dois andares ou descer três, que tal ir de escada? Além de fazer exercício, você economiza a energia elétrica dos elevadores.

52-EVITE IMPRIMIR DESNECESSARIAMENTE

Para cada 40 kg de papel, uma árvore é cortada.
 

53-Faça um minhocario doméstico com seu lixo orgânico. Quer aprender? Siga as instruções abaixo:
 
 
MINHOCÁRIO DOMÉSTICO LIXEIRA VIVA
 


Prático e compacto, esse minhocário pode dar conta de 90% do lixo orgânico de uma residência. Por ser um sistema fechado, pode ficar até mesmo dentro de casa sem atrair moscas e outros insetos quando bem manejado.

escolha três caixas que sejam empilháveis. É interessante que ela não entrem uma dentro da outra. Uma delas deve ter tampa.

.
 
Essas caixas podem ser fechadas ou vazadas. As fechadas terão menor probalidade de aparecerem insetos indesejados como moscas e baratas
 
 
 
 
 
 
 
faça furos com uma broca de 6mm no fundo de duas caixas, com um espaço médio de 7 cm uns dos outros. Cuide para não acertar as barras que dão estrutura a caixa.
 
 
 
 
 
na terceira caixa, faça um furo na frente com uma broca chata de ¾. Deixe a 1,5cm da base.Esta será a coletora de chorume.

 
 
 
 
Neste furo, instale uma torneira como aquelas dos bebedouros de água mineral.
 
 
 
 
 
 
 
A montagem está pronta! coloque a caixa com a torneira em baixo das que estão
furadas.
Agora passamos para o manejo.
 
 
 
 
 
Inicialmente você utilizará apenas duas caixas: a coletora de chorume e uma das furadas. Na que contém os furos, coloque uma porção de terra úmida capaz de cobrir todo o fundo com uma altura de 2cm.
 
 
 
Introduza uma porção de minhocas vermelhas da Califórnia, é importante utilizar essa espécie por ela consome mais matéria orgânica que as demais.
Nas primeiras duas semanas, coloque o lixo orgânico a cada dois dias não ultrapassando 0,5kg por remessa. As minhocas precisam desse tempo para se acostumarem com o novo ambiente.
 
Após esse prazo, você pode aumentar o volume de lixo o quanto for necessário e colocar todos os dias. É importante cobrir o lixo com a mesma quantidade de um material orgânico seco, como folhas de árvore, apara de grama ou em último caso jornal picado (o jornal pode apresentar problemas de retenção de umidade, decomposição lenta e acesso às moscas, por isso utilize com cuidado).
Quando essa caixa estiver completamente cheia, coloque por cima a outra caixa furada e continue a colocar seu lixo misturando com a matéria seca. Não é necessário colocar terra nem minhocas, elas subirão sozinhas de acordo com que processam o conteúdo da caixa de baixo.
 
Após 45 a 60 dias que a caixa do meio foi deixada em repouso, o lixo estará decomposto. Você saberá que está pronto quando o material estiver com cara de terra. Retire o húmus da caixa e a coloque sobre aquela que agora está cheia, começando o processo novamente. Se duas caixas não forem o suficiente para sua produção de lixo, você pode acrescentar mais uma no seu kit.
 
 
Dentro algumas semanas do início do processo o líquido presente no lixo escorrerá entre as caixas e ficará armazenado na caixa com a torneira.
Dilua o chorume na proporção de 1:5 e utilize na rega das plantas.
Nunca utilize puro, pois poderá matar suas plantas!
 
 
DICAS IMPORTANTES:
 

> As minhocas tem uma grande sensibilidade na pele assim como nós temos dentro da boca. Por isso, evite
colocar produtos ácidos, como frutas cítricas, temperos fortes, leite e derivados e alimentos cozidos (veja como manejar esses outros resíduos em nosso blog: domeulixocuidoeu.wordpress.com)

> Não coloque papel higiênico e fezes de animais domésticos. Eles contaminarão seu húmus e podem trazer
risco a saúde.
> Alguns materiais precisam de mais tempo para se decompor, como sabugo de milho e caroço de frutas.
Quando limpar a caixa, passe aquilo que não se decompôs para a caixa em repouso.


> Você pode encontrar as caixas em lojas especializadas em artefatos plásticos ou de equipamentos para
fábricas. existem vários fabricantes que você pode encontrar na internet pesquisando por “caixas fechadas”
ou contentores plásticos”.

> evite deixar o kit ao sol. A temperatura interna poderá ficar muito elevada e atrapalhar o processo.
 

Seu kit pode ficar na chuva. A água que entrar pelas frestas escorrerá e ficará retida na caixa coletora. Cuide
para que esta não encha demais, encharcando a caixa de cima.

> As minhocas podem ser encontradas com produtores de húmus da sua região. Algumas floriculturas
trabalham com com compostos que podem vir com minhocas. Utilize isso para iniciar sua colônia.
 
 

2 comentários:

  1. Ola, bom dia,
    eu faço furos somente em duas tampas, correto? E a caixa que estiver por cima fica com a tampa sem furos?
    Abraço,
    Lia

    ResponderExcluir
  2. Olá Lia, seja bem vinda ao Tudo verde.

    Você precisará de apenas uma tampa na qual você não fará furos nela mas sim fazer furos nas bases das duas caixas que ficaram em cima de uma terceira caixa, essa terceira caixa você não precisará furar nos fundos, somente na frente com 1,5cm proximo da base como mostra na figura para que a mesma sirva de coletora de chorume.
    Boa sorte!

    Espero ter ajudado, qualquer duvida é só chamar.

    ResponderExcluir