Para facilitar a sua pesquisa as postagens desse blog estão todas nas abas de menu Abaixo.

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

Arbustros

É toda vegetação do grupo das angiospermas dicotiledôneas, geralmente lenhosa, com bifurcação a baixa altura ou rente ao solo, de tamanho adulto inferior a seis metros.
Possui muitas vezes a função de ornamentar, delimitar a visão e orientar a circulação das pessoas, proporciona privacidade, complementa linhas arquitetônicas, destaca ou esconde vistas pouco estéticas, forma cortina vegetal para a proteção do vento, pó e ruído.

Os arbustos diferem-se das árvores e das ervas principalmente pela condição e o modo de crescer do talo. Geralmente, árvores têm um só tronco de madeira até a altura onde começam os galhos, as plantas tem talos fracos que não suportam muita altura de planta, e os arbustos são intermediários, tem talo mais como madeira e suporta maior crescimento, mas é de base múltipla. Também plantas geralmente crescem até uns 2 metros, arbustos até uns 4 metros e árvores de 4 pra cima. A parreira é uma trepadeira, mas cultivada a Formam como arbusto.

Em outras palavras, são árvores de pequeno e médio porte que exibem seus ramos junto ao solo. Assim como as outras plantas, os arbustos florescem na Primavera, estação caracterizada pela diversidade de cores proveniente das flores. Um arbusto que floresce antes das folhas aparecerem é o Abotilum laranja. Os arbustos podem apresentar frutos, flores ou não, também são popularmente chamados de Cercas-vivas, pela sua função de delimitar espaços.
Algumas espécies de Arbustos existentes.

Elas são divididas por:

*Arbustos Floríferos
*Arbustos sem Flores
*Arbustos Escandentes
*Arbustos Frutíferos.




Quarta, 04 de Junlho de 2012.

Segunda, 25 de Junho de 2012.



Sabado, 23 de Junho de 2012.






<><><>
********************************************************

Sexta, 22 de Junho de 2012.



Familia: Saxifragaceae.
Nome científico: Hydrangea macrophylla.

Nome popular: Hortênsia; Hidrângea; Rosa-do-japão; Hortense, Novelão

Utilidade: Nos Açores é considerada invasora e perigosa para a flora nativa. Nas montanhas podem-se observar de longe como que “muros” coloridos de hortênsias, o que impressiona os turistas pelo efeito. No Brasil, estado do Rio Grande do Sul, existe uma “Região das Hortênsias”,caracterizada pelo ajardinamento de casas e rodovias com esta espécie. Gramado, cidade mais representativa desta região turística, tem a hortênsia como sua flor símbolo.As hortênsias possuem um princípio ativo, o glicosídeo cianogênico, hidrangina, que as torna venenosas. Este veneno causa cianose, convulsões, dor abdominal, flacidez muscular, letargia, vômitos e coma.
Ocorrência: Espécie nativa da China e do Japão. Sua ocorrência no Brasil acontece no sul do Brasil, mas podemos encontrala tambem em todo o país.
Caracteristicas:Arbusto semi-lenhoso, de 1,0 a 2,5 m de altura, de folhagem e florescimento decorativos. Suas inflorescências se assemelham a buquês, com numerosas flores estéreis de cor branca, rósea ou azul, ocasionalmente com algumas flores férteis. Pertencem a três grandes grupos hortícolas: “Japonica”, “Hortênsia” e “Stellata”, cada um com numerosas variedades. Aprecia climas mais frios, como os encontrados no sul do Brasil. Cultivado em vasos e em grupos, formando maciços ou renques, a pleno sol, em terra fértil, rica em matéria orgânica, permeável e úmida. São plantadas em jardins. Gostam de clima ameno e de solo arenoso e rico em matéria orgânica. É preciso rega trê veies por semana nos meses quentes uma vez por semana nos meses frios. Preferem sol pleno em locais frios e meia sombra em locais quentes. É bom poda-as anualmente para a sua renovação.
Folhagem:

Suas folhas, são ovaladas, verde escuras, grandes, denteadas, brilhantes e coriáceas.

Flores:

São agrupadas em hastes florais e florescem na primavera e verão. São predominantemente azuis.de flores de cores variadas( vermelha, rosa, azul, roxo e branco) entre tons claros e escuros, dependendo do pH do solo, elas gostam de solos próximos ao neutro (pH 7), em solos ácidos e com alto teor de Alumínio Al3+ apresentam floração azul, e em solos pouco ácidos e sem Al3+ apresentam cores variando do rosa até o branco dependendo da variedade.Os cachos brotam no meio das folhas, e permanecem floridos durante mais ou menos 6 semanas. Para deixar o solo mais ácido, para obtenção da coloração, azul nas flores, adicione sulfato de alumínio no canteiro (reagente de uso para piscinas). Adube bem suas plantas que elas darão belas flores. Para formar os botões a temperatura precisa ser inferior a 18 graus pelo menos por 6 semanas.
Produção de Mudas: O canteiro deve ser preparado com antecedência, revolvendo-o e acrescentando uma mistura de esterco bem curtido e fertilizante, na proporção de 2,5 kg para cada 30 m2. Costuma ser podado drasticamente no fim do inverno ,quando as temperaturas começam a cair, para florescer na primavera e verão. Multiplica-se facilmente por meio de estacas.   A planta precisa de muita humidade, com regas e pulverização e boa drenagem no solo. Adubar uma vez por ano com farinha de osso, farinha de Peixe ou torta de algodão. Usar fosforita, superfosfato e termofosfato ou NPK rico em P.
Dicas para flores de hortênsias lindas: O solo da hortênsia agradecer solos ácidos e os teores de matéria orgânica elevada. Este ponto é sobre a obtenção de hortênsias azuis. Quer saber qual é o problema? aumentar a acidez na vizinhança da raiz, que é realizada simplesmente enterrando um ou dois objetos metálicos nas proximidades deles.


Familia: Angiospermae – Familia Plumbaginaceae
Nome científico: Plumbago auriculata ou  sua Sinonímia: Plumbago capensis

Nome popular: Bela-emília, plumbago, jasmin-azul, dentilária, Nuvem, Nuvenzinha, Jasmim-nuvem.

Utilidade: Tem sido muito utilizada em paisagismo por ser versátil e resistente .Para cerca-viva é uma excelente escolha, o plantio neste caso deverá ter um espaçamento de 1,0 metros, procurando escolher mudas de mesmo tamanho. Também como arbusto semi-pendente em taludes ou para renques junto a muros   Tolera podas regulares o que estimula além de novas ramificações a florada também. A Bela Emília é uma planta que não pode faltar em seu jardim pois ,além da baixa manutenção , é muito resistente e mantém florido quase o ano inteiro.
Ocorrência: Espécie nativa da África do Sul. Adapitou-se bem ao Brasil. por isso é bastante encontrada em qualquer parte do país inclusive nas regiões frias.
Caracteristicas: É um arbusto de origem africana ,semi lenhoso e bastante ramificado pode atingir até 2 metros de altura. Deve ser cultivado em sol pleno .Tolera tanto calor quanto frio , podendo ser cultivado em todo país.

Folhagem:

As folhas são de cor verde-clara, ovais com a base mais fina.

flores:

As flores são tubulares, pequenas, de pétalas livres arredondadas que ormam pequenos buques nas cores branca, azul-claro e azul-escuro, reunidas em inflorescências tipo racemos na ponta dos ramos. Floresce quase o ano todo , ocorrendo da primavera ao final do outono.

Produção de mudas: Para fazer a multiplicação desta planta, poderemos usar as sementes ou estacas de ramos.
Após a colheita e separação das sementes com defeitos, colocar as com aparência correta em casca de arroz carbonizada ou areia misturada com terra comum de canteiro, peneirando bem antes.
Colocar o substrato em um recipiente tipo caixote, bacia ou bandeja de semeadura, alisar e umedecer com rega de jato bem fino.  

Colocar as sementes e peneirar areia por cima.
Cobrir com plástico transparente e manter a umidade, levando para cultivo protegido longe do sol direto.
Após a emergência, retirar o saco plástico, mas manter no local.

Quando a plantinha estiver com 6 a 8 folhas, transplantar para saco ou balde plástico até atingir uns 0,30 m de altura, quando então poderá ser levada para canteiro definitivo.
 Para a propagação por estaquia, escolhemos ponteiros e pedaços macios de ramos, evitando-se os lenhosos.
Cortar com podão afiado e limpo, deixando cada estaca com 2 a 4 folhas e duas gemas.
Enterrar em areia ou casca de arroz carbonizada úmida, cobrindo com plástico até o enraizamento.
Retirar o plástico e plantar em sacos ou baldes até o ponto de levar para o canteiro.       



Familia: Ericaceae
Nome científico:Rhododendron Simsii

Nome popular: Azaléia, azaléia-belga

Utilidade: Tem sido muito utilizada em paisagismo por ser versátil e resistente .Para cerca-viva é uma excelente escolha, o plantio neste caso deverá ter um espaçamento de 1,0 metros, procurando escolher mudas de mesmo tamanho. Também como arbusto semi-pendente em taludes ou para renques junto a murosTolera podas regulares o que estimula além de novas ramificações a florada também. A Bela Emília é uma planta que não pode faltar em seu jardim pois ,além da baixa manutenção , é muito resistente e mantém florido quase o ano inteiro.
Ocorrência: Espécie nativa da China e do Japão. Adapitou-se bem ao Brasil. por isso é bastante encontrada em qualquer parte do país inclusive nas regiões frias.
Caracteristicas: A azaléia, um arbusto de folhagem verde-escura e floração abundante, Atinge até 2 m. de altura. Tornou-se muito popular e hoje pode ser encontrada formando cercas-vivas, compondo maçiços em jardim, alegrando corredores e entradas mesmo plantadas em um vaso. Um dos segredos do seu sucesso é que a floração ocorre justamente nos meses de inverno e traz um pouco de colorido num período em que a maioria ds plantas encontra-se em repouso. Outro segredo é que a azaléia é uma planta relativamente rústica e resistente: suporta com bravura certas consições bem adversas e, por isso, é muito usda em jardins e praças públicas, dando um toque de “vida” até mesmo nos canteiros das grandes avenidas de cidades como Sao Paulo, tão castigada do ponto de vista ecológico-paisagistico.
A variedade mais popular é a Rhododendron Indicum que originalmente produz flores roxas, rosas e brancas, msa graças à intervenção humana, pode ser encontrada em inúmeras matizes chegando até ao vermelho brilhante.
Há muitas variedades com portes diferentes também, umas mais pequenas para plantio em vasos e para formação de maciços e outras maiores capazes de formar cercas vivas.

Folhagem:

Folhas verdes escuras,

Flores:



Suas flores simples ou dobradas podem ter cores diferentes, como branco, rosa, vermelho ou mescladas.

Produção de mudas: Devem ser cultivadas a pleno sol, em solo composto de terra de jardim e terra vegetal, com regas regulares, não é necessária a calagem já que os rododendros e azaléias apreciam solos ácidos. As azaléias ainda apreciam o frio e podem ser podadas com cuidado e sempre no final da floração. Multiplicam-se por estaquia.

Por ser um arbusto rústico adapta-se bem a qualquer tipo de solo, porém, para produzir uma florada exuberante, o ideal é cultivá-la usando a seguinte mistura de solo:
. 1 parte de areia
. 1 parte de composto orgânicos

As azaléias não florescem dentro de casa e precisam de luz solar para crescerem bem. Para mantê-lasss em áreas internas, deixe as plantas fora de casa até que as flores se abram, aí podem ser levadas para dentro, mas é preciso que fiquem em um local bem claro, próximo à janela. O cultivo pode ser feito á meia-sombra desde que a planta reveba luz solar direta pelo menos 4 horas por dia. Evite o excesso de água nas regas: o ideal é fornecer água à planta apenas quando o solo apresentar-se seco, sem encharcar.

Floradas pouco exuberantes ou brotos que não crescem é sinal que falta nutrientes para a azaléia. Adube uma vez por mês com a seguinte mistura;
- 1 parte de farinha de osso
- 1 parte de torta de mamona
Se for utilizar fertilizante químico, dê preferência para aqueles ricos em fósforo (o p da fórmula NPK). Ou seja, escolha um NPK onde o P seja maior que o N e o K. Exemplo: um NPK de fórmula 4-12-4.

Depois da floração, a poda é uma boa medida para estimular o surgimento de novos brotos e garantir uma próxima florada exuberante. Aproveite para fazer uma boa limpeza na planta, retirando as flores murchas e as folhas amarelas. Assim que terminar a floração das azaléias, retire os galhos em excesso e corte as pontas dos outros galhos, até chegar ao formato e tamanho que você quiser. Para aumentar a próxima floração, elimine as pontas de todos os galhos que florescerm este ano.

Controlando Problemas


Galhas - folhas e pétalas atacadas tornam-se espessas e deformadas apresentando, às vezes, manchas esbranquizadas. As extremidades dos ramos tambaém podem manifestar o problema,
tornando-se “esgalhadas”.
Controle: Elemine as partes afetadas e utilize um fungicida di tipo Calda Bordalesa.

Oídio – A planta apresenta manchas esbranquiçadas na frente e verso das folhas e até no cálice da flor. Com o tempo, sa folhas apresentam coloração cinza e começam a cair prematuramente.
Controle: Reduza a quantidade de água nas regas, isole as plantas atacadas ou suspeitas e faça pulverizações com fungicidas em casos mais severos.


Seca de ponteiros – Apresenta-se na forma de uma podridão marrom escura, que se inicia na ponta do ramo e se espalha por baixo, atingindo a haste principal. Pode provocar até a morte da planta.
Controle: Faça a poda dos ponteiros atacados e proteja o corte com uma pasta de oxicloreto de cobre.


Clorose – Toda a folhagem pode tornar-se amarela.
Controle: Normalmente, o problema surge por deficiência nutricional. Deve-se observar a adubação correta, verificando se há carência dos nutientes.


Ferrugem - Manchas semelhantes à ferrugem nas folhas acusam a presença de fungos.
Controle: Aplique Calda Bordalesa



Fazendo mudas de azaléias

Quer ter uma coleção de vasos de Azaléias, o método é muito simples, basta voce cortar ramos mais novos deste arbusto – aqueles que se desenvolveram desde o início da estação. Tem que ser aqueles intermediários ou seja, não muito fracos ou vigorosos demais. Logo terá várias mudinhas para replantar, demora 2 a 3 meses. A época ideal para você fazer isso é na primavera.

1 ) - Com auxílio de uma faca, canivete ou estilete, corte ramos da planta original, aqueles que já cresceram o suficiente e que quebram facilmente à pressão dos dedos. Se tiver algum botão
floral no ramo, remova.


2) - Agora, retire as folhas inferiores, todas aquelas que ficariam enterradas no solo. Faça agora um buraco na terra e enfie o ramo, firme bem com os dedos, regue o vaso.
Obs.: A melhor terra para o plantio é fazer uma mistura de composto orgânico com terra argilosa que é ácida.

3) - Em seguida corte umas garrafas Pet transparentes, que possam encaixar na boca dos vasos, este recurso vai estimular o desenvolvimento da planta, funciona como se fosse uma pequena estufa.
Depois de 60 a 90 dias elas já estarão com raízes, retire a pet e deixe sua azaléia crescer.



<><><>
********************************************************

Família: Rubiaceae
Nome Científico: Gardenia jasminoides, Gardenia grandiflora, Gardenia radicans, Gardenia augusta, Gardenia angusta, Gardenia schlechteri, Gardenia florida

Nome Popular: Gardênia, jasmim-do-cabo
Utilidade: A gardênia é uma planta de rica fragrância e sua utilização deve aproveitar esta sua qualidade.Presta-se para o plantio em vasos e é ótima para bonsai. Decoração e cercas vivas.
Ocorrência: Espécie nativa da China. Adapitou-se bem ao Brasil. por isso é bastante encontrada em qualquer parte do país inclusive nas regiões frias.
Caracteristicas: A gardênia é uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa, com ramos eretos, ramificados e folhas perenes. Sua altura média é de 1,5 a 2 metros de altura. Ocorrem variedades de flores simples ou dobradas, pequenas e grandes, assim como há variedades de ramagem prostrada e pequeno porte.
Ela pode ser cultivada isolada em pátios ou próximo à portas e janelas, onde há transito de pessoas. Sendo conduzida sem podas de adensamento, apenas de limpeza, ela cresce com maior ventilação e é menos suscetível à doenças. Contudo, pode ser plantada em grupos e, sendo cuidada com zelo, pode formar belas cercas-vivas com textura mais compacta. O momento ideal para a poda das gardênias é após a floração.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, levemente ácido, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e com regas regulares. Suplementações com quelatos de ferro e adubações na primavera e verão estimulam um crescimento vigoroso e florações intensas. A gardênia aprecia a temperatura amena, mas não tolera baixa umidade do ar. Ela se adapta bem ao clima subtropical e tropical de altitude, com noites frias.

Folhas:
Suas folhas são brilhantes, coriáceas, opostas, ovaladas e de coloração verde-escura.

Flores:


As flores são brancas, cerosas, grandes e muito perfumadas. Com o tempo adquirem uma coloração creme com tons amarelados. A floração ocorre em meados da primavera e início do verão.

Frutos:
Os frutos, oriundos das variedades férteis, têm a polpa amarela, de onde extraem-se corantes para o artesanato e indústria.
Bonsai:
Produção de Mudas: Multiplica-se por estaquia dos ramos semilenhosos após a floração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário